Sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física, de produtividade especial com relação à entidade objeto de contabilização.

Quanto a seu objeto, ciência do Patrimônio, que evidencia as variações quantitativas e qualitativas do mesmo. Em uma visão macro, ciência que registra e avalia como e quão bem a entidade utilizou os recursos a ela confiados.

Como saber se a sua contabilidade está tendo um bom desempenho?

Liquidez:

A liquidez e seus índices apontam para capacidade de pagamento da empresa, tem natureza exclusivamente financeira.

Lucro:

Já o lucro e seus índices apontam para a riqueza gerada pela empresa, e tem natureza exclusivamente econômica.

Rentabilidade:

Por sua vez, a rentabilidade e seus índices têm simultaneamente natureza financeira e econômica, pois apontam a proporção da riqueza gerada pela empresa em relação ao investimento efetuado pelos sócios ou capital próprio (Lucro/Investimento). A rentabilidade também deve ser analisada sob a perspectiva econômica do custo de oportunidade.

A mensuração do desempenho econômico, por assim dizer do lucro, pela contabilidade requer um rígido respeito ao regime de competência, para tanto é importante que se observe:

  • A correta apropriação de despesas antecipadas, como seguros, taxas de anuidades diversas, dentre outros gastos;
  • O momento de reconhecimento de encargos dos diversos tipos de instrumentos financeiros, são inúmeros os tipos disponíveis;
  • A avaliação ao valor justo e ao valor presente de ativos e de passivos; entre outros fatos e operações.

Contudo, infelizmente ainda são muitas as empresas com a contabilidade atrasada ou ainda que a faz anualmente, apenas para atendimento às exigências legais e tributárias. É recorrente observar os profissionais contábeis dedicados ao atendimento de obrigações tributárias e ao complexo cotidiano operacional das inúmeras obrigações legais, ficando a contabilidade em segundo plano.

Nesses casos, como as empresas mensuram seu desempenho financeiro? Com base em quais informações eles tomam suas decisões financeiras de aplicação e captação de recursos? A taxa de juros do financiamento é compatível com o retorno esperado pelo investimento? Como exemplo, podemos citar a troca de um equipamento industrial por meio de financiamento, uma ação que envolve aplicação e captação de recursos.